domingo, 13 de setembro de 2015

Grécia, onde tudo começa: Paros

Que ilhas visitar na Grécia? Entre cerca de seis mil, 277 são habitadas, e 78 por mais de cem pessoas. As mais famosas, do ponto de vista turístico, são Santorini, Mikonos e Creta. 

Mas, conversando por aí, descobrimos que Paros era uma boa opção. Trocamos Mikonos por Paros, menos badalada. E não nos arrependemos.

        P1130392 bx2

As ilhas gregas, com histórias e características diversas, são classificadas pela localização: jônicas, argo-sardônicas, do nordeste do Mar Egeu, do Dodecaneso, Cíclades…

Paros, no mar Egeu, faz parte das Cíclades, nas quais o turismo é a principal atividade. Praias, casas brancas, igrejas com domos azuis e flores, muitas flores são sua marca registrada.

            P1130268 bx              P1130421 bx

          Boa dica é alugar carro para conhecer os povoados dos quase 200 km² dessa que é uma das maiores ilhas do grupo das Cíclades.

          P1130341 bx

     Perto do ancoradouro, o moinho de vento e o marinheiro consultando o celular, observado pelos gansos, fazem parte da paisagem.

    P1130326 bx         P1130387 bx

           Indispensáveis são as praias de águas mansas e cristalinas, como Farangas e Santa Maria. Os windsurfistas fazem a festa.

 P1130332 bx  P1130379 bx

        Nas ruelas estreitas da cidade velha há bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e sobrados brancos enfeitados por flores.

    P1130422 bx  P1130300 bx  P1130408 bx  P1130295 bx

É o melhor lugar para observar o pôr-do-sol, tomando um drinque e degustando a deliciosa salada grega, feita com tomate, pepino, queijo feta, azeitona, cebola roxa e pimentão. Ótima pedida!

P1130410 bx    P1130409 bx 

                                                           As flores contrastam com o azul do céu e o branco das construções.

   P1130435 bx    P1130283 bx   P1130437 bx 

Há cores por toda parte: no coquetel de melancia do restaurante Karina, em Naoussa; nas buganvílias que enfeitam o desjejum do hotel Apollon, em Parikia; e no artesanato típico.

      P1130337 bx   P1130413 bx    P1130399 bx

Abaixo, três flagrantes de personagens da ilha: a adolescente ruiva que brincava com amigos pelas ruelas da cidade velha, o barbudo excêntrico que não se furtou a posar para a foto, e a mendiga, expressiva tradução da atual tragédia grega.

                    P1130412 bx          P1130385 bx          P1130398 bx

15 comentários:

  1. Comecei com Paros aminha viagemem seu blog. Vou fazer outras.Mais antigas e seguir aspróximas. Também adoro viajar e achei os comentários interessantes e as fotos lindas. Li também e curti e matei assaudades de Bariloche. A cidade onde vi nevepelaprimeira vez há longos e idos tempos de adolescente. Relembrei as viagens mais recentes e me deu umaenorme saudade do outono, a estação que mais amo. Vou tentar por emprática a ideia em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda, Abigail! Passeie à vontade pelo blog, e curta bastante!

      Excluir
  2. Recordar é viver, a Grécia não dá pra esquecer!!! Que página linda essa do seu blog, Cláudia! Curti e rememorei com cada foto postada! Saudades demais dessa viagem maravilhosa!.
    Espero Santorini...

    ResponderExcluir
  3. Querida Claudia,
    Muito obrigada por mais uma reportagem sobre as suas interessantes viagens. Não só fotos, mas comentários, explicações que só aumentam o nosso desejo de seguir os seus passos.
    Bjs.
    Dora

    ResponderExcluir
  4. Fui eu que sugeri Paros!
    beijos
    Sara

    ResponderExcluir
  5. Pronto, Claudia, já tenho que ir incluir Paros em minha viagem à Grécia, o dia em que ela acontecer (sabe Deus quando...)! Que lugar lindo. E o que são aquelas flores pela cidade inteira? Um espetáculo!
    Bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Gostei de voltar à Grécia e descobrir Paros.
    C.

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia!
    Adorei rever a Grécia e lembrar da viagem que fizemos eu e Aninha minha filha, por Atenas, Milos e Zaquintos, no mar jônico.
    Beijos pra você e Jitman!
    Angela

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia
    viajei um pouco hoje por aqui
    bjs

    Andrea

    ResponderExcluir
  9. Lindas capturas Claudia!
    Viajar com você é sempre um grande prazer, para a Grécia então...
    Bjs e até a próxima surpresa

    ResponderExcluir
  10. Linda! Linda! Dá saudade de nosso passeio, relembrando as flores, o azul e branco das construções e o charme das ruelas...
    Bj., Bruno.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cláudia! Achei seu blog procurando por relatos de Paros. Quantos dias você ficou lá? Chegou a conhecer os vilarejos nas montanhas? Abs.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos, obrigada por visitar meu blog! Ficamos duas noites em Paros, ou seja, três dias. Não visitamos os vilarejos nas montanhas, mas alugamos um carro, passeamos bastante pela ilha e conhecemos várias praias.
    Um abraço,
    Cláudia

    ResponderExcluir

Não deixe de postar seu comentário! Depois de escrever, clique em "selecionar perfil". Poste como "Nome - URL" (escreva o nome, mas pode ignorar o URL), ou como "anônimo", e depois assine no próprio comentário. Depois clique em publicar. Em ambos os acasos é preciso digitar o código de reconhecimento que vai aparecer na tela. Obrigada!