segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Itália, museu a céu aberto: Veneza, a Sereníssima

Thomas Mann a chamou “a mais inverossímil das cidades”. Construída a partir do século V sobre aterros ligando centenas de ilhotas numa laguna do mar Adriático, a originalidade e a beleza da antiga República Sereníssima de Veneza impactam fortemente o visitante.

178 bx

A cidade ultrapassa a capacidade imaginativa do sonhador mais fantasioso, escreveu Charles Dickens. Basta saber que os palácios e demais construções se apoiam em pilares de madeira, ali colocados há séculos, e que não apodrecem porque não têm contato com o ar.

 276.bx      262.bx

Pensar que aquelas magníficas construções estão há centenas de anos apoiadas em toras de madeira é mesmo inverossímil, como disse o autor de “A montanha mágica”.

248.bx      334.bx      269.bx

            O rendilhado da arquitetura do Palácio dos Doges, na Praça de São Marcos, é uma bela amostra do gótico veneziano.

      312.bx

Na Praça de São Marcos há muito para ser visto, como a Torre do Relógio, o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos. Se quiser conhecê-los por dentro, atente ao horário de funcionamento.

  297.bx   305.bx

  É na praça - onde também fica a coluna do Leão Alado, símbolo da cidade - que os turistas se reúnem. Em quantidades espantosas.

                                 294.bx                302.bx 

Lá é onde, à noite, tudo acontece. Há bares com mesas ao ar livre e música ao vivo, e a atmosfera romântica da cidade se acentua.

188.bx  204.bx

A lua cheia ilumina as gôndolas atracadas…                                                               … e as pontes sobre os canais.

236.2 239.bx 

Mas tanta beleza e romantismo estão ameaçados. Especialistas afirmam que a cidade está afundando cerca de dois milímetros por ano. Outro perigo é o aquecimento global, que eleva o nível dos oceanos. Além disso, Veneza sente periodicamente os efeitos da “acqua alta”, marés que inundam partes da cidade – especialmente a Praça de São Marcos, um dos pontos mais baixos.

Alheios a esses problemas, hordas de turistas de todas as partes do mundo a visitam – cerca de 50 mil por dia! E o número de habitantes caiu pela metade nos últimos 40 anos. A continuar nesse ritmo, calcula-se que daqui a alguns anos a cidade será ocupada só por turistas…

 265.bx     304.bx      299     311.bx

Os visitantes se espalham pela cidade, onde os únicos meios de transporte são os “vaporetti” – espécie de ônibus aquático – e  as gôndolas, essas mais usadas para passeios turísticos.

                       A ponte Rialto, a mais antiga sobre o Grande Canal, é lugar obrigatório.

                      277.bx.1

     E a todo momento encontram-se reflexos da exposição que o Brasil teve na Europa por causa da Copa – mesmo que desejemos esquecê-la.

         307.bx      338.bx     275.bx

9 comentários:

  1. Impressionante sua coleção de fotos, todas belíssimas. Thomas Mann tem toda razão, se bem que eu fui no inverno e, à noite, é assustadora, onde todos os espíritos parecem vir para as vielas escuras, gélidas e sombrias, mas que a tornam mais interessante ainda. Afinal de contas, Veneza tem mais de mil anos de História.
    Parabéns,

    Gaio

    ResponderExcluir
  2. Bárbara Musumeci Mourão10 de dezembro de 2014 às 10:28

    MARAVILHOSO!! Cláudia! lindas postagens! Parabéns!!!
    beijo,
    Barbara

    ResponderExcluir
  3. Um grande prazer, Claudia, reviver as emoções de uma viagem pela Italia.
    Fizemos muitos caminhos iguais e sempre me emociono com suas lindas fotos. Parabéns.
    Beijinho
    Barbara

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia obrigado pelas belas fotos e textos. É um previlégio ser seu amigo.
    Alfredo

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo registro, Claudia!
    Já lá estive tb. e adorei.
    Bjs., Mauricio.

    ResponderExcluir
  6. Veneza chegou linda para coroar o fim dessa deliciosa viagem pela Itália. Parabéns e beijos!
    Telma e Bruno

    ResponderExcluir
  7. Viajar com vc. é uma delícia! Fotos lindas, relatos importantes!
    Veneza é encantadora e inesquecível nas duas vezes que estive lá!
    Bjsss Vera

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a todos os queridos amigos que me brindaram com comentários tão generosos!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa postagem, Cláudia!
    Seus textos são enxutos e leves, mas trazem o principal, e muito bem ilustrados pelas fotos, de alta qualidade.
    Lembro bem do agito dos turistas, fora a generalizada confusão italiana, mas lhe garanto que fiquei com vontade de voltar...
    Beijos, Guina

    ResponderExcluir

Não deixe de postar seu comentário! Depois de escrever, clique em "selecionar perfil". Poste como "Nome - URL" (escreva o nome, mas pode ignorar o URL), ou como "anônimo", e depois assine no próprio comentário. Depois clique em publicar. Em ambos os acasos é preciso digitar o código de reconhecimento que vai aparecer na tela. Obrigada!